Dores nas costas? Veja o que pode ser

A dor nas costas é um problema que todo mundo tem ou vai ter em algum momento da vida. Porém, muitas pessoas associam essa dor com algum problema relacionado a coluna, mas nem sempre é problema de coluna!

A dor nas costas pode ser sintomas de doenças mais graves como câncer e infarto. Por isso, ao sentir uma dor nas costas o recomendado é procurar o quanto antes ajuda médica.

Lombalgia

A lombalgia é uma dor que ocorre na parte mais baixa da coluna, quase na bacia. As pessoas costumam definir essa dor como ‘dor nos rins’, uma vez que a dor fica mais ou menos nessa região.  

Essa dor por ser ainda mais extensa, atingindo a área das nádegas até as coxas. Segundo pesquisas quase 90% das pessoas no mundo sentem dores na região lombar, sendo esse o segundo problema que mais leva pessoas ao médico. Essa doença pode ser classificada como aguda e crônica. A fase aguda dura em média um mês e meio, já a fase crônica pode durar mais que três meses.

Estresse

O estresse é um tipo de problema que altera no estado de modo espantoso. Ele pode ser definido por meio de sintomas como nervosismo, incômodo, aflição, medo, insatisfação, revolta e outros.

O estresse é causado por vários motivos diferentes, e esse problema reflete na saúde mental e física. Entre muitos males que ele pode causar, ele pode também causar dor nas costas, além de dores musculares. Por esta razão, é muito importante procurar uma ajuda médica para tratar esse problema. Um dos tratamentos que tem ajudados muitas pessoas no estado do Paraná é a microfisioterapia Curitiba.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é outra doença que causa muita dor nas costas e grande parte da população mundial tem esse tipo de problema. Ela acontece quando um dos discos intervertebral fica fora do seu lugar normal, comprimindo os nervos. Essa dor pode ser sentida na região lombar e também na região cervical.

A hérnia de disco é resultado de processos que atingem a coluna e os movimentos. Ela pode acontecer devido a um espirro, prática de esporte, pessoas que precisam pegar muito peso, entre outros.

Problema no pulmão

Mas a dor nas costas não quer só dizer que o problema tem ligação com a coluna. Sentir dor nas costas pode estar ligado também a problema no pulmão, como pneumonia.

Segundo especialistas, a pneumonia é uma infecção que ocorre dentro do pulmão e na maioria das vezes se apresenta como uma dor nas costas, bem no centro. O que difere esse problema de outros é que ela vem acompanhada de febre alta, tosse seca ou com catarro, dificuldade para respirar, fraqueza e mal-estar.

Pedra nos rins

Pedra nos rins também pode causar dor nas costas. Por isso muitas pessoas não procuram ajuda médico de imediato, por achar que é uma dor na coluna. Mas a dor nas costas por causa dos rins acontece de modo repentino e muito forte. Algumas mulheres que já passaram por isso, chegaram a dizer que é uma dor mais forte que a do parto.

Infarto

Quando a dor nas costas vem acompanhada de dor na região do peito, isso pode ser sintoma de infarto. Geralmente nesse caso, a dor piora quando a pessoa faz o mínimo de esforço, além dos enjoos e mal-estar físico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *