Sapatilha de ciclismo: como escolher a sua sapatilha de MTB

Andar de bicicleta é uma atividade física totalmente “democrática”, afinal podemos realizar com qualquer tipo de calçado ou vestimenta. Quando pensamos no alto rendimento, os calçados específicos melhoram o desempenho. No caso do ciclismo, as sapatilhas oferecem maior conexão entre as pernas e o pedal, proporcionando maior performance e menor gasto energético. As sapatilhas de MTB são ótimo exemplos.

Mas por que optar por uma sapatilha de ciclismo? Elas são diferentes de um tênis tradicional: sola rígida, mais ventilação, e fixa ao pedal da bicicleta, com diferentes mecanismos de fechamento que permitem maior conforto e adaptação. Mas como escolher a sapatilha de mountain bike ideal para mim?

COMO ESCOLHER A MINHA SAPATILHA DE MOUNTAIN BIKE?

As sapatilhas feitas para MTB, abreviação de mountain bike, são encaixadas no pedal da bicicleta.

O solado é rígido porém fácil de soltar, já que o caminhar é muito mais comum nas trilhas do que no ciclismo de estrada. O solado possui também ranhuras que impedem o acúmulo de lama, pedras ou qualquer outro tipo de detritos que o solo pode oferecer.

As sapatilhas de mountain bike oferecem uma infinidade de mecanismos de fechamento, além de um bom sistema de ventilação e que evita a entrada de água.

OUTRAS SAPATILHAS DE CICLISMO

As sapatilhas para bicicleta são conectadas nos pedais de diferentes maneiras, o que varia de acordo com a atividade escolhida. Seja para o ciclismo de estrada, para mountain bike, para triatlo ou para um simples passeio na cidade, você encontra em uma boa loja de bike modelos de sapatilha para as diferentes modalidades do ciclismo.

Estrada:

As tradicionais sapatilhas de estrada, também chamadas de sapatilha speed, possui elementos que priorizam a performance e o desempenho do atleta, como a rigidez exclusiva, o peso e o engate máximo ao pedal. 

As sapatilhas de estrada também são mais leves, muito bem ventiladas, solado baixo, apresentam uma grande variedade de mecanismos de fechamento e, algumas delas, com um design aerodinâmico.

Triatlo:

Muito parecida com a sapatilha de estrada )ou sapatilha speed), as sapatilhas de triatlo possuem elementos que favorecem o desempenho e a performance, como uma sola rígida, construção leve e engate máximo do pedal.

A principal diferença é o mecanismo de fechamento, pois triatletas precisam ser capazes de colocar e retirar a sapatilha com muita agilidade para a troca de modalidades.

A maioria das sapatilhas de triatlo tem uma tira de velcro simples ou algum outro mecanismo de fechamento simples para garantir transições rápidas.

As alças no calcanhar permitem aos atletas segurarem a parte de trás da sapatilha de ciclismo e colocarem os pés para dentro com extrema facilidade.

A ventilação é outro ponto positivo, uma vez que o triatlo é um esporte tradicional de se realizar no verão e os pés provavelmente ficarão molhados após a natação.

Ciclismo urbano:

Sapatilhas urbanas se assemelham às de montanha, com uma presilha embutida, e com sola rígida porém de fácil locomoção, já que o trajeto urbano também exige que o ciclista ande.

A maior flexibilidade na sola também é necessária para facilitar a caminhada e muitas vezes as sapatilhas serão semelhantes à aparência de um calçado urbano para caminhada ou lazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *