SAIBA O QUE É A MACA PERUANA E QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS

Você, assim como a maioria das pessoas no Brasil, já deve ter escutado sobre a tal maca peruana. Faz alguns anos que ela chegou discretamente por aqui e, em pouco tempo, passou a ser protagonista na grande mídia e entre os especialistas da área da saúde devido às suas propriedades e benefícios.

De fato, essa raiz chama a atenção de muita gente por contar com diversos nutrientes que a transformam em um fitoterápico poderoso e com diversas aplicações e utilidades. No entanto, junto com seu sucesso e repercussão, surgem muitas dúvidas e até mesmo desinformações na internet. Infelizmente fica fácil de alguém deixar de consumir a maca porque leu algo impreciso a respeito dela.

Pensando nisso, o artigo de hoje irá abordar esse tubérculo a partir de seus principais aspectos. Assim, você poderá encontrar todas as informações que precisa para poder decidir se irá adotar o suplemento de maca peruana no seu cotidiano. Vamos lá?

O QUE É MACA PERUANA?

Nada mais importante que, antes de mais nada, saibamos do que se trata a maca peruana.

Esse é o nome popular do Lepidium meyenii, um tubérculo que se assemelha ao nosso rabanete. No entanto, ao contrário deste, a maca peruana é nativa das regiões andinas do Peru. Ele depende das elevadas altitudes e temperaturas amenas destas localidades para poder crescer e se desenvolver.

Se no mundo todo a maca se tornou um suplemento famoso, no Peru ela é muito mais que isso. A raiz possui uma tradição milenar e tem status de patrimônio nacional. Tanto é que o país criou uma legislação que proíbe a maca peruana de ser exportada antes de passar por um processo que a transforma em pó. Esse é um dos motivos para que a maca peruana pura no Brasil seja encontrada principalmente em forma de cápsulas ou comprimidos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA?

Muitos benefícios são atribuídos ao consumo regular do suplemento de maca peruana. Enquanto alguns deles já foram confirmados cientificamente através de pesquisas e estudos, alguns  ainda se mantêm na cultura popular.

Antes de abordarmos alguns deles, convém falarmos acerca dos nutrientes da raiz. Ela conta com elementos como cálcio, magnésio, fósforo, zinco, ferro, vitaminas B1, B2, B12, C, E e fibras.

Aumento da fertilidade masculina

Um estudo realizado por uma universidade do peru comprovou que a raiz estimula o aumento da quantidade de sêmen e a mobilidade dos espermatozóides.

Reduz a disfunção erétil

Uma pesquisa divulgada no Journal of Andrology aponta que este é outro benefício da maca peruana. Testes mostraram que os homens que consumiram o suplemento durante quatro meses tiveram desempenho sexual melhor quando comparados ao grupo de controle, que não ingeria a maca peruana.

Auxilia no emagrecimento

Por ser fonte de fibras e carboidratos complexos, o consumo da raiz contribui para o aumento da sensação de saciedade, o que reduz o apetite e o consumo de alimentos. As fibras também regulam o intestino, o que acaba por reduzir a sensação e aparência de inchaço.

Melhora o desempenho físico

A maca peruana fornece energia para atividades físicas e também ajuda a reduzir a fadiga muscular e dores físicas, pois diminui a quantidade de ácido lático e ácido malônico no organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *