4 maneiras de proteger sua saúde mental dos perigos das mídias sociais

4 maneiras de proteger sua saúde mental dos perigos das mídias sociais

Muitas pessoas passam bastante tempo usando as redes sociais e ainda enxergam como elas podem ser prejudiciais. A verdade é que elas podem ter efeitos positivos e negativos. Como se faz muitas interações sociais através do WhatsApp, por exemplo.

Mesmo assim, as redes sociais podem ser usadas de um jeito negativo, sem pensar que elas uma ótima maneira de se manter próximo de amigos e pessoas queridas. O yowhatsapp atualizado conta com um serviço que ajuda a saber quanto tempo está fazendo uso do app para ter um uso mais consciente do WhatsApp. 

1 – Limite quando e onde você usa as redes sociais

Usar uma rede social pode tornar difícil a comunicação pessoal. Fica melhor de se conectar com as pessoas da sua vida se tiver m horário determinado todos os dias em que as notificações estarão desativadas. 

Se comprometa em não verificar as redes sociais durante uma refeição em família e com amigos. Quando estiver conversando com o parceiro ou brincando com as crianças. Também tente manter as redes sociais longe do trabalho, sem distrair dos projetos e conversas com colegas. 

2 – Tenha períodos de ‘desintoxicação’

Ficar longe do WhatsApp pode ser mais complicado porque ele é um aplicativo de mensagens que tem uma grande audiência e é ali que se recebe notícias importantes de família, amigos e de trabalho. 

Porém, outras redes sociais podem ser facilmente deixadas de lado por algum tempo. Sair do Facebook e Instagram por um tempo pode resultar em menos pensamentos negativos. Excluir os aplicativos pode ser bom para manter esse período de desintoxicação. 

3 – Preste atenção ao que você faz e como se sente

Procure usar os seus aplicativos preferidos em horários diferentes do dia, por um período variado para ver como vai se sentir depois disso. Pode parecer que usar o WhatsApp por um tempo mais curto, em momentos diferentes, vai ser muito melhor do que passar um longo período conversando com alguém.

Quem sabe também deixar de lado outras redes sociais principalmente durante a noite para não atrapalhar o sono. Observe que as pessoas usam as redes de um jeito passivo, apenas consumindo postagens sem nem perceberem o que estão fazendo ativamente.

Sempre que possível, tente concentrar as suas interações online em pessoas que também fazem parte da sua vida off-line. É legal ter grupos de conversa com pessoas novas no WhatsApp, mas mantenha contato com pessoas reais. 

4 – Se questione o porquê está usando as redes sociais

Acordar e olhar para o seu Twitter de manhã, por exemplo, veja se é porque quer saber das últimas notícias para lidar durante o resto do dia ou se é apenas um hábito que serve para fugir de enfrentar algo.

Já percebeu que abre o Instagram sempre que quer se livrar de alguma tarefa chata do trabalho? Então seja corajoso e verifique porque está fazendo o uso de certas mídias sociais, decidindo se quer isso para a sua vida ou não. 

Acordar e conferir o WhatsApp é bem comum para poder se informar sobre algo do trabalho ou se aconteceu algo com algum familiar. Também pode ser usado para mandar uma mensagem bacana para os grupos e pessoas queridas, fazendo um uso que vai fazer bem para si mesmo e para os outros.

Author

luciana.medeiros@smarthat.com.br

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