Cisto no ovário: o que é, quais os tipos e como tratá-lo?

Todos os dias várias mulheres recebem o diagnóstico de cisto no ovário. Algumas por falta de informação, se desesperam e ficam abatidas, pensando no pior. Mas o cisto no ovário pode não oferecer tanto risco quanto algumas pessoas pensam.

Porém é uma condição que pode causar muitas dores à mulher e em alguns casos, uma cirurgia, geralmente a cirurgia laparoscópica, pode ser a única solução para resolver o problema.

Neste artigo você vai saber tudo sobre cisto no ovário, como eles surgem, quais os principais sintomas e seus tipos, além de saber como é feito o tratamento. Continue lendo.

O que é cisto no ovário?

Chamado também de cisto ovariano, o cisto no ovário nada mais é que uma bolsa cheia de líquido, que pode surgir no entorno do ovário ou dentro dele, causando muita dor na área pélvica da mulher.

Além da dor que em alguns casos pode ser bem forte, o cisto no ovário também causa atraso na menstruação e também problemas para engravidar.

O cisto no ovário pode ser benigno ou maligno, no entanto, na grande maioria dos casos são cistos benignos, que aparecem mais de uma vez ao longo da vida.

Quais os principais sintomas?

Na maioria dos casos não há sintomas, ou seja, muitas mulheres têm cisto no ovário e nem sabem. Em outros casos, podem aparecer sintomas como dor na região do ovário acometido, dor durante o ato sexual, atraso na menstruação, e sangramento além do período menstrual.

Quais os tipos de cistos ovarianos?

Existem vários tipos de cisto nos ovários, entre eles podemos citar:

·         Cisto hemorrágico;

·         Cisto de corpo lúteo;

·         Cisto folicular;

·         Cisto dermoide;

·         Fibroma ovariano;

·         Cisto de Teca-luteína;

·         Cistoadenoma;

·         Endometrioma ovariano.

Os cistos mais comuns são os cistos de corpo lúteo e hemorrágico. Em sua grande maioria esses cistos desaparecem sem tratamento algum.  

Como tratar um cisto no ovário?

O tratamento para cistos pode mudar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, não é necessário tratamento algum, só acompanhamento médico.

Tem casos que o tratamento é realizado com pílulas anticoncepcionais. No entanto, quando o cisto é muito grande e provoca muitos incômodos, a cirurgia é a melhor solução, especialmente quando há um risco muito grande de torção ovariana ou sinais de câncer.  

A mulher pode engravidar?

Algumas mulheres relatam que conseguiram engravidar enquanto tinham algum cisto no ovário. Porém, isso é algo muito difícil de acontecer.

Geralmente quem sofre com cisto no ovário tem dificuldade para engravidar e precisa fazer tratamento para limpar os ovários e tentar a gravidez.

É sabido de muitos que a infertilidade é uma das consequências do cisto ovariano, pois os hormônios estão todos alterados, por isso o surgimento de tal condição.

Mas isso não significa que a mulher não vai voltar a ser fértil, isso é uma realidade para a maioria.  

Cisto ovariano é o mesmo que câncer?

Um cisto no ovário é uma lesão que na maioria dos casos é benigna, e quando há esse diagnóstico, podemos dizer que não se trata de câncer. Já o câncer de ovário é uma doença que acomete mulheres acima dos 50 anos de idade e tem sintomas diferentes dos citados neste artigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *